Perder as malas durante a viagem parece um pesadelo, mas com o Seguro Viagem Allianz você conta com assistência 24h para te ajudar.
O Seguro Viagem Allianz disponibiliza ao segurado o serviço de tentativa de localização de bagagem (“apoio logístico”).
Caso a bagagem seja oficialmente declarada como extraviada pela companhia aérea, o segurado poderá solicitar o pagamento da indenização pelo extravio de bagagem à seguradora.
Veja como solicitar auxílio do Seguro Viagem Allianz em caso de extravio de bagagem:
1. Como funciona o serviço de localização de bagagem do Seguro Viagem Allianz?
Na ida ou na volta da viagem, quando der falta da bagagem despachada, antes de entrar em contato com o seu Seguro Viagem, você deve informar a perda no balcão de atendimento da companhia aérea contratada, local em que será preenchido o formulário denominado PIR (Property Irregularity Report), em caso de viagem aérea. O preenchimento gerará, no mesmo momento, um número, espécie de protocolo, que deve ser guardado pelo segurado.
Com o número do PIR em mãos entre em contato com o Seguro Viagem Allianz e comunique o desaparecimento da sua bagagem.
Para operacionalizar a tentativa de localização da bagagem, o Seguro Viagem Allianz precisará das seguintes informações:
- Nº do PIR;
- Nome completo e CPF do segurado;
- Nome da companhia aérea;
- Nº e escala do voo;
- Etiqueta da bagagem;
- Breve descrição da bagagem.
O Seguro Viagem Allianz entrará em contato com a companhia aérea para obter mais informações sobre a sua bagagem. A equipe de assistência do seguro viagem fará o acompanhamento diário, na tentativa de localização da bagagem, e reportará a você todas as informações que forem passadas pela companhia aérea.
Esse apoio logístico do Seguro Viagem Allianz será realizado por 8 (oito) dias em caso de viagens nacionais, 22 (vinte e dois) dias em caso de viagens internacionais com passagem comprada no Brasil e 30 (trinta) dias para passagens compradas fora do Brasil, conforme regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Você sabia?
A ANAC determina que as companhias aéreas localizem as bagagens perdidas em até 7 (sete) dias para destinos nacionais e até 21 (vinte e um) dias para viagens internacionais (para passagens compradas no Brasil). Depois desse prazo a companhia aérea deve declarar oficialmente o extravio de bagagem.
Caso a companhia aérea não encontre a bagagem nos períodos citados acima, o Seguro encerra o serviço de apoio logístico. A partir do encerramento do referido prazo da companhia aérea, o segurado deverá entrar em contato com a companhia aérea responsável pela viagem para realizar o pedido de indenização pelo extravio. Após o recebimento da indenização da companhia aérea, o segurado poderá solicitar a indenização do Seguro Viagem pelo extravio definitivo da bagagem.
2. Como solicitar a indenização de extravio de bagagem para o Seguro Viagem Allianz?
Após o pagamento da indenização pela companhia aérea, é necessário solicitar a análise de indenização à Allianz Travel, de acordo com a cobertura de extravio total de bagagem do Seguro Viagem Allianz. Clique aqui para saber o passo a passo e informações detalhadas sobre a solicitação de indenização.
Com o recebimento de todos os documentos necessários, conforme determinado nas Condições Gerais, será feita análise do pedido de indenização e, posteriormente, se todos os documentos estiverem corretos, o pagamento da indenização será realizado conforme o capital segurado da cobertura de extravio de bagagem constante na apólice de seguro.
Perdeu as malas? Siga o passo-a-passo:
1. Vá ao balcão da Companhia Aérea
Preencha o formulário de reclamação PIR (Property Irregularity Report).
2. Ligue para Allianz Travel
Informe o número do PIR e seus dados pessoais.
3. Aguarde!
A Allianz Travel vai te auxiliar na tentativa de localização da bagagem, mediante o contato com a Companhia Aérea e te manter informado diariamente.
4. Malas encontradas!
A Allianz Travel vai retornar a você e informar onde está sua bagagem!
5. Malas extraviadas! Solicite indenização da Companhia Aérea
Siga com o pedido de indenização para a Companhia Aérea. É seu direito!
6. Receba a indenização da Companhia Aérea e informe a Allianz Travel.
Clique aqui para saber o procedimento completo de solicitação de Indenização por extravio total de bagagem, de acordo com a cobertura contratada no seu Seguro Viagem Allianz
7. Pronto! A Allianz Travel realiza o pagamento
No prazo de 30 dias úteis, após o recebimento dos documentos, é feita a análise e pagamento da indenização, de acordo com o capital segurado da cobertura do seu plano contratado.
Importante!
O seguro viagem não cobre danos ou furtos à bagagem. Também não oferece cobertura para compra de utensílios, roupas ou qualquer tipo de objetos durante a viagem, mesmo que seja para suprir a falta dos itens que estavam na bagagem perdida. Em caso de necessidade de itens emergenciais, como de higiene, deve ser verificado diretamente com a companhia aérea.
O serviço de apoio logístico oferece auxílio de rastreamento para a tentativa de localização da bagagem junto à companhia aérea. A indenização da cobertura de extravio de bagagem será paga somente após a declaração de extravio definitivo da bagagem e após o pagamento da indenização por parte da companhia aérea. Com o envio dos documentos, conforme determinado nas condições gerais, será feita análise do pedido de indenização e, se em termos, esta será paga ao segurado.