Perdi minha bagagem. E agora?

Perder as malas durante a viagem parece um pesadelo, mas com o Seguro Viagem Allianz você conta com assistência 24h para te ajudar.

O Seguro Viagem Allianz disponibiliza ao segurado o serviço de tentativa de localização de bagagem (“apoio logístico”).

Caso a bagagem seja oficialmente declarada como extraviada pela companhia aérea, o segurado poderá solicitar o pagamento da indenização pelo extravio de bagagem à seguradora.

Veja como solicitar auxílio do Seguro Viagem Allianz em caso de extravio de bagagem:

1. Como funciona o serviço de localização de bagagem do Seguro Viagem Allianz?

Na ida ou na volta da viagem, quando der falta da bagagem despachada, antes de entrar em contato com o seu Seguro Viagem, você deve informar a perda no balcão de atendimento da companhia aérea contratada, local em que será preenchido o formulário denominado PIR (Property Irregularity Report), em caso de viagem aérea. O preenchimento gerará, no mesmo momento, um número, espécie de protocolo, que deve ser guardado pelo segurado.

Com o número do PIR em mãos entre em contato com o Seguro Viagem Allianz e comunique o desaparecimento da sua bagagem.

Para operacionalizar a tentativa de localização da bagagem, o Seguro Viagem Allianz precisará das seguintes informações:

  • Nº do PIR;
  • Nome completo e CPF do segurado;
  • Nome da companhia aérea;
  • Nº e escala do voo;
  • Etiqueta da bagagem;
  • Breve descrição da bagagem.

O Seguro Viagem Allianz entrará em contato com a companhia aérea para obter mais informações sobre a sua bagagem. A equipe de assistência do seguro viagem fará o acompanhamento diário, na tentativa de localização da bagagem, e reportará a você todas as informações que forem passadas pela companhia aérea.

Esse apoio logístico do Seguro Viagem Allianz será realizado por 8 (oito) dias em caso de viagens nacionais, 22 (vinte e dois) dias em caso de viagens internacionais com passagem comprada no Brasil e 30 (trinta) dias para passagens compradas fora do Brasil, conforme regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).


Você sabia?

A ANAC determina que as companhias aéreas localizem as bagagens perdidas em até 7 (sete) dias para destinos nacionais e até 21 (vinte e um) dias para viagens internacionais (para passagens compradas no Brasil). Depois desse prazo a companhia aérea deve declarar oficialmente o extravio de bagagem.

Caso a companhia aérea não encontre a bagagem nos períodos citados acima, o Seguro encerra o serviço de apoio logístico. A partir do encerramento do referido prazo da companhia aérea, o segurado deverá entrar em contato com a companhia aérea responsável pela viagem para realizar o pedido de indenização pelo extravio. Após o recebimento da indenização da companhia aérea, o segurado poderá solicitar a indenização do Seguro Viagem pelo extravio definitivo da bagagem.


2. Como solicitar a indenização de extravio de bagagem para o Seguro Viagem Allianz?

Após o pagamento da indenização pela companhia aérea, é necessário entrar em contato com a Allianz Travel e fazer a solicitação da indenização da cobertura de extravio de bagagem do Seguro Viagem Allianz. Para isso, é necessário encaminhar o formulário P.I.R preenchido, o recibo/comprovante da indenização paga pela companhia aérea ao segurado e outros documentos que estão listados nas Condições Gerais do seu Seguro Viagem Allianz.

Com o recebimento de todoos documentos necessários, conforme determinado nas condições gerais, será feita análise do pedido de indenização e, posteriormente, se todos os documentos estiverem corretos, o pagamento da indenização será realizado conforme o capital segurado da cobertura de extravio de bagagem constante na apólice de seguro.

Perdeu as malas? Siga o passo-a-passo:

1. Vá ao balcão da Companhia Aérea

Preencha o formulário de reclamação PIR (Property Irregularity Report).

2. Ligue para Allianz Travel

Informe o número do PIR e seus dados pessoais.

3. Aguarde!

A Allianz Travel vai te auxiliar na tentativa de localização da bagagem, mediante o contato com a Companhia Aérea e te manter informado diariamente.

4. Malas encontradas!

A Allianz Travel vai retornar a você e informar onde está sua bagagem!

5. Malas extraviadas! Solicite indenização da Companhia Aérea

Siga com o pedido de indenização para a Companhia Aérea. É seu direito!

6. Receba a indenização da Companhia Aérea e informe a Allianz Travel.

Ligue para Allianz Travel e envie os documentos para solicitar a indenização da cobertura de extravio de bagagem do seu Seguro Viagem.

7. Pronto! A Allianz Travel realiza o pagamento

No prazo de 30 dias úteis, após o recebimento dos documentos, é feita a análise e pagamento da indenização, de acordo com o capital segurado da cobertura do seu plano contratado.

Importante!

O seguro viagem não cobre danos ou furtos à bagagem. Também não oferece cobertura para compra de utensílios, roupas ou qualquer tipo de objetos durante a viagem, mesmo que seja para suprir a falta dos itens que estavam na bagagem perdida. Em caso de necessidade de itens emergenciais, como de higiene, deve ser verificado diretamente com a companhia aérea.

O serviço de apoio logístico oferece auxílio de rastreamento para a tentativa de localização da bagagem junto à companhia aérea. A indenização da cobertura de extravio de bagagem será paga somente após a declaração de extravio definitivo da bagagem e após o pagamento da indenização por parte da companhia aérea. Com o envio dos documentos, conforme determinado nas condições gerais, será feita análise do pedido de indenização e, se em termos, esta será paga ao segurado.

Assista o vídeo sobre a cobertura Extravio de Bagagem:

Se não fosse a Allianz eu não teria recuperado as minhas malas extraviadas em Roma. O Follow-up feito com a companhia aérea foi fundamental para solucionar. Não fazia questão do dinheiro, pois todas as minhas lembranças nos países que havia visitado estavam nelas, então não tenho como mensurar minha alegria quando as mesmas foram encontradas
Aline Nicola, cliente Allianz Travel